quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nosso bom e velho horário de verão


A zero hora do próximo domingo, dia 21, começa o horário de verão. Quem mora na Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e na Bahia deverão atrasar seus relógios em uma hora. O horário de verão vai até o dia 17 de fevereiro. Segundo o Ministério de Minas e Energia, haverá uma redução média de 5% no consumo de energia entre as 18h e às 21h, o chamado horário de pico. 
Apesar das regiões Norte e Nordeste não precisarem alterar o relógio por terem baixo consumo de energia nessa época devido o aproveitamento da luz natural, o novo horário deverá alterar um pouco a rotina.
Além de horários de funcionamento das agências bancárias, as emissoras nacionais e afiliadas também acompanham o horário de verão, passando a exibir sua programação uma hora mais cedo.
A antecipação dos relógios é uma medida colocada em prática pelos brasileiros anualmente. Desde 2008, por meio de uma lei, foi decretada uma data de início e fim do horário de verão. De acordo com o estabelecido, o horário de verão deve ter início no terceiro domingo de outubro e encerrar no terceiro domingo de fevereiro.
O Ministério de Minas e Energia informou que, durante a vigência do horário diferenciado, a expectativa é que haja uma redução de 5% no consumo de energia nos horários de pico.
O adiantamento de uma hora nos relógios tem como objetivo reduzir o consumo de energia nesta época do ano, uma vez que devido ao calor e ao crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal, aumenta a demanda pelo serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário